sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O PT em São Luís precisa mudar

O PT do Maranhão precisa se constituir como protagonista de um núcleo de poder para apresentar para a sociedade maranhense um projeto de ruptura com a estrutura oligárquica vigente.
Esse projeto deve reafirmar práticas democráticas, no sentido de reformar as estruturas políticas do Estado, colocando-o a serviço do desenvolvimento econômico, social, político, cultural e ambiental da população.

Um projeto de poder para o Estado passa necessariamente por um projeto de poder para a capital. É necessário construir o vínculo político entre os dois projetos, como parte indissociável de uma mesma tarefa, implicando os mesmos aliados, que acreditam num partido sujeito do seu próprio destino e liberto das amarras do poder oligárquico.

O diretório municipal do PT em São Luís deve refletir não apenas esse compromisso radical com a luta anti-Sarney, mas também deve ser um instrumento de luta a serviço do cotidiano da população, mobilizando as lutas urbanas e rurais, por um desenvolvimento sustentável, por saúde pública no município, por educação, por regularização fundiária e por moradia, pela preservação das fontes de água, por participação nas decisões que envolvam a gestão da cidade. Em suma, o PT precisa estar no centro dos debates sobre uma cidade justa e sustentável.
As posições públicas do PT precisam ocupar espaço na formação da opinião pública na cidade. Para disputar um projeto de poder, o partido precisa estar presente e ativo na vida social e política, colocando-se como um instrumento de luta por cidadania.

Nenhum comentário: